A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte 2 – O Final | Crítica do filme (02)

Hoje não será uma crítica somente minha, mas também de duas grandes amigas que assistiram ao filme comigo e, como eu, fanáticas pela saga Crepúsculo. São exatamente 02:56 AM. Acabamos de chegar em casa após assistir a pré-estreia de Amanhecer – Parte 2 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2). Gente, sério… Estamos ainda em estado de “choque” (rs). Muitas emoções e sustos para uma noite só. Como fãs dos livros e dos filmes, temos a sensação de que faltou algo, mas ao mesmo tempo foi perfeito, mas não foi… Estamos em uma “luta” interna.

O assunto mais falado no caminho de volta para casa foi: Era mesmo necessária a batalha final?

A História/Sinopse de Amanhecer – Parte 2 (“The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2″) é simples. Para quem não leu o livro vamos tentar resumir. Lembram-se da festa de casamento de Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) em Amanhecer – Parte 1? Teve uma personagem que apareceu bem rápido por lá e não teve muito destaque. Ela se chama Irina (Maggie Grace) e faz parte do Clã Denali, amigos dos Cullen.

Bella teve sua filha e FINALMENTE é uma vampira. Renesmee (Mackenzie Foy) é uma criança diferente, especial e seu crescimento é bem acelerado (no livro é um pouco menos acelerado, mas tudo bem). Ela não é uma Criança Imortal, quero dizer que ela não foi gerada por mordida, ela nasceu assim. Transformar crianças é proibido pela lei dos vampiros e a punição é a morte.

Após algum tempo, Renesmee é vista por Irina que, ressentida com os Cullen e com raiva de todos os lobisomens por causa da morte de seu amante Laurent no segundo filme da Saga, ela vai até os Volturi para reportar este suposto crime.

Agora, Bella, Edward e os Cullen reúnem um grupo mais que improvável de aliados na tentativa de proteger sua família contra o ataque dos Volturi.

Disse uma vez e digo novamente, Kristen Stewart é a nossa eterna Bella Swan… Inacreditável. Se você não leu o livro, neste parágrafo sua opinião não conta e, para falar a verdade, não nos importa. Você que leu sabe… O jeito… O olhar… Tudo! E agora como vampira, não poderia ser mais fiel ao livro. Ela realmente dominou o personagem.

Sobre a adaptação do livro para o filme, podemos dizer que várias cenas foram fiéis e muito esperadas por nós leitores: A briga de Bella com Jacob, a queda de braço com o Emmett, os momentos quentes entre o casal, o presente dos Cullen para os dois… Sem contar as cenas extras que não estão explícitas no livro e que no filme ganham um destaque maior e merecido.

Sobre os efeitos especiais do filme… Seria perfeito se não fosse “o crescimento de Renesmee”. O que aconteceu? O que fizeram com rosto da criança? Tivemos ataque de riso… Literalmente. Para chegar até a fisionomia da verdadeira atriz e sua idade, usaram um efeito horrível… Transformando a menina em um monstrinho. Rimos muito. Só assistindo para entender.

Agora vamos para o nosso GRANDE dilema: Ter ou não ter a cena da batalha? Para quem não sabe esta cena não existe no livro. Foi falado tanto em uma mudança do final do livro no filme, que chegamos ao cinema com MEDO! Não vamos contar… Calma… Sem spoiler… Mas nós três temos visões diferentes sobre esta batalha.

Andreia: “No livro eu senti falta da ação, da batalha. E no filme, acho que eles tentaram compensar isso, mas exageraram”.

Lyssa: “Eu gostei… Achei que ficou muito bom ver os poderes, os efeitos… Foi válido”.

Eu: “Eu gostei também. Acho que a personagem da Bella precisava de mais destaque… Acho que o poder dela deveria ser mais importante como no livro. Sério… Perdi a respiração em muitos momentos”.

No geral, gostamos do resultado final. Entre risos e lágrimas foi uma boa conclusão. Um final SEGURO, sem ousar muito e não desapontando os fãs.

E para finalizar, gostaríamos de dizer: se você é uma pessoa que não curte romance ou simplesmente é “aquele” cara que não consegue ninguém por estar esperando ansiosamente a estreia de Star Wars Episódio VII (se é que me entende)… Fique em casa… Não assista ao filme. Os cinco filmes, assim como os livros, falam sobre estar apaixonado, sobre amar alguém e se descobrir ao lado dessa pessoa. Se você namora e não quer ir, deixa sua namorada ir sozinha com as amigas… E daí se depois ela vai sonhar com o Robert Pattinson tocando uma canção de ninar igual ele faz com a Renesmee, ou fazendo outras coisas como ele faz com a Bella?

Para os que AMAM a Saga como nós, BOM FILME e não se esqueçam: “FOREVER”.

Renato Cerca com a colaboração de Andreia Manzotti e Lyssa Fortes.

Agora leia também a  crítica feita por quem NÃO é fã dos filmes clicando aqui.

2 thoughts on “A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte 2 – O Final | Crítica do filme (02)

  1. Finalmente eu li uma critica de alguém que é claramente um entendedor de cinema. Pois li cada critica infundada que tremia de raiva.
    Muitos irritados dizendo que não foram avisados que teriam que ter lido os livros para entender o filme, o que não pe verdade. Concorda comigo que quqlquer adaptação para o cinema, quem leu o livro vai ter uma visão de detalhes muito maior, e sendo uma serie, concertza um puxa o outro, e se voce não viu o anterior, vai boiar em algum momento, como acontece com qualquer filme que tem uma sequencia. Enfim inumeras criticas rididulas.
    Mas adorei o que voce falou sobre a kristen, eu não conseguiria imaginar outra atiz neste papel, parece que a Stephanie fez o livro pensando nela, e não o contrario. O mesmo diria de Robert Pattinson, ele tem cara de vampiro relamente com aquela maquiagem branca, nem um outro ficou incorporou tanto um vampiro como ele, foi perfeito. Sem falar do charme que é um show a parte. Já o Lautner, também insoporou o cachorrão muito bem, apesar de que nunca fui muito fã do Jacob, acho o persogem um pouco infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>